Os Sete Quês

Sérgio Biagi Gregório

O cientista político Harold Lasswell propõe um paradigma destinado a orientar o exame científico dos variados aspectos da comunicação de massa. Segundo Lasswell o estudo de cada uma dessas questões (conhecidas como os setes quês) implica modalidades específicas de análise do processo comunicacional.

Quem disse o quê a quem?

Em que canal?

Com que intenções, em que condições, com que efeitos?

1) Quem (fatores que iniciam e guiam o ato da comunicação).

2) Diz o quê – implica uma análise de conteúdo.

3) Em que canal (meios interpessoais ou de massa) – implica uma análise de meios.

4) A quem (pessoa atingida por esses meios) – implica uma análise de audiência.

5) Com que efeitos (impacto produzido pela mensagem sobre a audiência) – implica uma análise de efeito.

Podemos ainda acrescentar ao modelo original de Lasswell uma questão referente às causas, aos antecedentes ou intenções da mensagem (questão sugerida por O. Holsti), e outra referente às condições em que foi recebida.  

BARBOSA, Gustavo e RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. 2.ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2001 – 6ª Reimpressão.

Copyright © 2010 por Sérgio Biagi Gregório
Blogs e Sites do Autor